O Segundo Piso veio de InterCidades até ao BangVenue

Fotografia: Íris Disruptiva - Texto: João Abel Oliveira
Viemos para um showcase de artistas do “mítico sítio Segundo Piso”, editora independente tripeira, que foi e é berço de muito hip hop nacional, nela estão presentes artistas de todos os pontos do país, lutando contra a centralização da cultura. Mundo Segundo é o sensei Ancião deste dojo de rimas em batidas.
A noite começou calma, mas não ficou por aí, os ânimos aqueceram quando Gabi entrou no palco, escuro, onde a parca luz vermelha lhe chapa a cara e “ainda nem um passo deu e já está um fulano a contar que é fora da Lei”, mas hoje não há problema porque na mesa está o Dj Bófia a comandar a rusga destes meliantes.
O próximo aparece a correr de um lado para o outro, a carregar com ele a Capital One,
Billy Fresh “pa rebentar a bolha e começar de novo” a meter Faro no mapa do panorama do Hip Hop nacional, mais tarde na noite junta-se à Tríade para apanharem um InterCidades Norte-Sul.
Ao fundo já se ouve a pronúncia do norte com a sua “voz da rua sem barreiras e filtrações”.
Lá vem o Buster cheio de pausa e provocações, não há problema que ele hoje está “a chillar na Bang com as falas do Padrinho”.
Levanta o copo e chama o Birro,
um nome já conhecido no movimento. Com todo o gabarito de patrão mete o pé na coluna e “com cordas vocais de chefe de claque” começa a debitar as suas rimas. Este showcase do Birro traz surpresas e apresentações: a meio saltam para o palco Billy Fresh e Nameless, os três formam o colectivo Inter Cidades. Aqueles projectos bonitos do Hip Hop Nacional onde “somos do norte do sul e do centro” e o que mais importa é “a rima que vem de dentro”. Cultura descentralizada.
A mostra acaba com o Tuka, “chavalo às direitas mas nunca um zero à esquerda”, vindo directamente de Viana do Castelo, metendo mais uma pronúncia nesta mescla lusa que é o Segundo Piso.
Agora chegou a vez do Ancião, Mundo Segundo,
acompanhado nos pratos pelo grande DJ Guze (Dealema) e pelas vozes de Andreia, Barbara e Able. Não foi só um Showcase do Segundo Piso, foi também do Mundo Segundo, levou o povo todo a alguns clássicos, onde não faltou Dealema e outras quantas parcerias musicais que enriquecem e muito o panorama do Hip Hop português.